domingo, 28 de junho de 2009

Montevideo

Chegamos a Montevideo, almoçamos no Shopping Montevideo (UY$485).
O hotel de Montevideo (Days Inn) é um três estrelas simples, mas aconchegante. Fica atrás do Terminal Três Cruces, perto do Estádio Centenário.

10º dia – 01/06/09

O café da manhã do Days Inn é bom, apenas o suco de laranja parece que é de caixinha.
Fomos caminhando até a Ciudad Vieja, passando por todos os prédios históricos. Aproveitamos e fomos até a AUF comprar os ingressos pro jogo Brasil x Uruguai pelas eliminatórias da Copa de 2010. Chegando lá o atendente disse que o ingresso pra platéia do Brasil era US$100 e o da torcida do Uruguai no mesmo local UY$700. Resolvemos comprar ingresso da torcida do Uruguai, perto da do Brasil.
Tinha uma exposição de estátuas de ursos pintados por um artista de cada país na Plaza de La Independência. Tiramos fotos na Puerta de La Ciudadela, que por sinal é o lugar que mais venta em Montevideo, muito frio.
Entramos correndo no restaurante Panini`s por causa do frio. Um agente do Centro de Informação Turística do Terminal Três Cruces havia nos indicado. O almoço estava maravilhoso, pedimos um sorrentino capresse e um ravioli di lomo, com vinho e suco. A sobremesa foi um Tiramissu (UY$1140). Pegamos então um taxi até o hotel (UY$85). À noite fomos até o El Pony Pisador. O bar é bem legal, tem música ao vivo e é bem alto astral. Pedimos um chivito tallabuena e drinks (UY$484).
Esqueci de falar que no Uruguai tem flanelinha em todos os cantos, muito chato.
Também esqueci de falar que é bom pagar as contas dos restaurantes com cartão de crédito, porque existe uma campanha de redução de IVA em restaurantes pra quem paga com cartão. O desconto vem na própria fatura do cartão.
11º dia – 02/06/09

Neste dia fomos passear no Parque Rodó. Depois fomos ao Jardim Botânico, que fica bem longe, do outro lado da cidade, mas é bem maior que o de Buenos Aires.
Mais tarde tentamos tomar um café no Hotel Del Prado, mas estava fechado e só abria às 14hs.
Mais longe ainda fica a Fortaleza General Artigas, que sem o nosso GPS acho que não chegaríamos. A fortaleza também estava fechada.
Como sempre, todos os restaurantes estavam fechados na cidade e fomos ao Shopping Punta Carretas almoçar. Almoçamos no El Fogón, comi a melhor carne de toda a viagem (picanha a La riojana) e o William uma colita de cuadril (UY$744). À noite fomos ao Bar Fun Fun, ambiente bem legal e a partir de quarta-feira tem música ao vivo. Além de uma bebida da casa feita de vinho e outras coisas, pedimos um prato com petiscos variados (UY$550).
12º dia – 03/06/09

Nosso objetivo neste dia era visitar vinícolas, então dois dias antes mandamos e-mails para algumas para marcar visita. Duas responderam, a Três Palmas e a Juanico. Como a Juanico tinha muita frescura para marcar visita, marcamos as 15hs na Três Palmas.
Durante a manhã resolvemos ir ao Museu do Estádio Centenário. O Estádio é bem caidinho, precisa de uma reforma, mas o Museu é bem melhor que o Museu do Boca, em Buenos Aires. Para entrar, gastamos UY$60 cada.
Depois almoçamos no La Vaca Parilla. Pedimos um Ojo de Bife a lãs 5 pimentas e um spaghetti a cuatro quesos (UY$623). Após o almoço fomos até a Vinícola Três Palmas, que era um pouquinho longe, mas com GPS deu tudo certo. Esta vinícola produz vinhos em garrafão, e não tem uma qualidade muito boa. É tudo meio desorganizado, mas foi bem legal conhecer uma de verdade. Os donos que atenderam a gente e se espantaram de os termos procurado para visitá-los, nunca haviam procurado eles para isso. Eles nos trataram muito bem, responderam todas as nossas perguntas e no final ainda ganhamos duas garrafas de vinho. Quando voltamos a cidade fomos a Nike Outlet que fica a Soriano 1319. Lá você consegue tênis da Nike bem mais barato que nas lojas normais, mas é difícil achar o número que se quer. O William fez um estoque de bermudas.

À noite fomos a La Creperia, que tem uma variedade boa de crepes, muito bons por sinal. Pedimos dois salgados e um doce (UY$704). 13º dia – 04/06/09

Continuando o nosso passeio pelas vinícolas, marcamos na Bodega Bouza para fazer o passeio às 11hs. A vinícola é bem diferente da Três Palmas. Eles chamam de Bodega Boutique por ser de vinhos altamente selecionados e com alto controle de qualidade. Tem até uma coleção de carros antigos. É bem interessante a visita. Almoçamos por lá mesmo. O almoço e a degustação saíram UY$1326. Eu pedi um Baby Beef e o William um Pesca Del dia. A comida é muito gostosa, mas vem bem pouco.
A tarde devolvemos o carro, andamos pela 18 de Julio e tomamos um sorvete no La Cigale (UY$140), depois fomos a loja da Adidas outlet que fica na Constituyente 1844. A loja é muito boa, tem vários modelos de tênis e roupas. Depois pegamos um taxi até o hotel (UY$60)
Quando voltamos ao hotel, percebemos que havíamos perdido o celular do William, que estava com o meu chip porque o meu aparelho tinha acabado a bateria e não levei o carregador. Achei que tínhamos perdido o celular no carro que devolvemos e ligamos pra agência, que confirmou que o aparelho estava no carro, mas disse que o carro tinha voltado pra Colônia. Eles disseram que mandariam entregar o celular no nosso hotel até sábado.
Á noite fomos ao Bar Tabaré. O taxi saiu UY$80 e o jantar (lasaña, picaña de cordero e de sobremesa volcan de dulce de leche – UY$1230). O taxi até o hotel saiu UY$90.

14º dia – 05/06/09

De manhã fomos até o Teatro Solís (taxi - UY$80) para tentar comprar ingressos para a peça a noite, porém estava a semana inteira lotada e não conseguimos.
Fomos então até a Adidas Outlet, novamente, para comprar um tênis pro meu pai. Quando saímos da Adidas já estava na hora do almoço e resolvemos almoçar no restaurante karnak, em frente a loja. Pedi jum frango a parmegiana e um frango recheado (UY$550). Foi o almoço mais em conta da viagem. Um prato da pra duas pessoas comerem bem, mas como não sabíamos pedimos dois pratos e logicamente sobrou bastante coisa.

Depois do almoço pegamos um taxi (UY$70) e fomos até o Zoológico (UY$20 cada). Zoológico é bem legal, dá pra ficar bem pertinho dos bichos, mas parece que está todo em obra.

Tentamos ir ao planetário que fica ao lado do zoo, mas não era dia de visita ao público externo. Caminhamos até o Shopping Montevideo, onde o William mandou dois cartões postais para o Brasil (UY$34) e tomamos café e sorvete no Freddo (UY$140). Passeamos pelo shopping e voltamos ao hotel (taxi – UY$75).
Até esse dia a agência do carro não havia entregue o celular no hotel.

15º dia – 06/06/09

De manhã fomos fazer o tour no Teatro Solís (UY$40 cada com guia em português). O taxi até lá saiu UY$80. O teatro e muito bonito e o guia te explica toda a história e te responde todas as perguntas.
Como era dia do jogo do Brasil, fomos almoçar cedo no Mercado do Porto. Chegando lá deu pra perceber quantos brasileiros foram lá só pra ver o jogo, tinha brasileiro em todo canto. Comemos uma empanada no Empanadas Carolina (UY$25 cada) e depois procuramos um lugar pra comer parilla, pois estava lotado. Conseguimos dois lugares no balcão do Cabaña Verônica (UY$599). Como tínhamos um tempo até o jogo, caminhamos um pouco pela Peatonal Sarandí e pegamos um taxi até o Estádio (UY$83). Chegando lá, como estávamos com a camisa do Brasil, fechamos os casacos até em cima e entramos na torcida do Uruguai (nossos lugares).
Chegando lá, como tinha bastante policiais, resolvemos tirar os casacos e bater fotos, e acabamos descobrindo outro casal de brasileiros logo atrás da gente. Pouco tempo depois, chegaram uns seguranças nos perguntando sobre os nossos ingressos e como nós tínhamos entrado na torcida do Uruguai. Mostramos nossos ingressos e viram que estava certo. Eles foram e voltaram várias vezes até resolverem nos levar até a torcida do Brasil (aquela de US100), por dentro do estádio. Ficamos num lugar bem melhor do que estávamos, na torcida do Brasil e pagamos apenas UY$70 cada. Para nossa felicidade, o Brasil ganhou de 4x0 do Uruguai. No fim do jogo não deixaram a torcida do Brasil sair até a do Uruguai sair completamente do estádio. Isso deve ter demorado cerca de uma hora. Voltamos andando até o hotel. Como o celular ainda na havia sido entregue no hotel, liguei novamente para a agência e após muito tempo tentando descobrir o paradeiro dele, me disseram que estava a loja de Montevideo com o vigia noturno. Resolvemos buscá-lo antes de sair a noite.
Deixamos as malas semi-arrumadas e fomos novamente ao El Pony Pisador. Como tivemos antes que ir até a loja do aluguel do carro pra pegar o celular, gastamos no taxi UY$120. No El Pony Pisador pedimos um Chivito Sacovilla, um calzoni (não estava bom) e drinks (UY$745). O taxi de volta saiu UY$84.

16º dia – 07/06/09

Fizemos o check out e pegamos um taxi até o aeroporto (UY$500).
Fizemos o check in do vôo, pagamos a taxa de embarque local (US$18 cada) e fomos pra sala de embarque. Como tinha comprado doce de leite no marcado, resolvi colocar na mala de mão, o que foi péssima idéia, porque não pode embarcar com líquidos ou cremes. Voltei correndo no check in e ainda consegui colocar dentro da mala. O William comprou vários vinhos no free shop, eu comprei bolinhas de tênis pro meu irmão e alfajor Punta Del Este, o que achamos mais gostoso no Uruguai. Falando em mais gostoso, o doce de leite que compramos é muito bom (Conaprole).
Chegamos em São Paulo, onde teríamos que fazer a alfândega e o Williamcomprou mais bebidas e eu comprei as encomendas de perfumes. A alfândega de São Pulo foi simplesmente entregar o papel preenchido. Pegamos o vôo pro Rio e infelizmente a nossa viagem acabou por aqui.

Agora é programar a próxima que será Bariloche e Lagos e Vulcões no Chile na segunda quinzena de agosto. Manterei vocês informados dos preparativos... Beijos!